Downloads:

 

Downloads: Revistas "Imagem Brasileira" - ISSN: 1806-2237;

 

2013

N°7

Projeto Gráfico:

Comissão Editorial: Beatriz Coelho, Eduardo Pires de Oliveira,
Marcia Bonnet Benjamim, Maria Cristina Correia Leandro Pereira
Maria Helena Ochi Flexor, Maria Regina Emery Quites e
Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

 

 

Títulos dos artigos publicados:


ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS

Missões religiosas do Rio Grande do Norte: Histórico e produções
Fátima Martins Lopes

Legado da imaginária procedente dos aldeamentos missioneiros do Rio Grande do Norte
Hélio de Oliveira

Museu de Arte Religiosa do Espírito Santo: memória e esquecimento
Attílio Colnago Filho

A imagem da fé: A coleção de ex-votos do Museu Regional De Caeté
Aziz José de Oliveira Pedrosa

A emergência do sistema das artes no mundo colonial:Do mecenas ao mercado
Yacy-Ara Froner

A influência dos bispos romanizadores no controle das devoções e festas da Igreja Católica no Espírito Santo entre 1880 e 1916
Raquel Ramos Pimentel

A imagem de Nossa Senhora do Rosário na “Coroação da rainha das taieiras” em Laranjeiras-Sergipe-Brasil
Ivan Rêgo Aragão

Do imaginário à imaginária devocional do profeta sertanejo Antônio Vicente Mendes Maciel, O Antônio Conselheiro
Jadilson Pimentel dos Santos

ICONOGRAFIA

Pintura colonial cearense: a relação entre o popular e o erudito Nos caixotões da Capela-Mor de São José, em Aquiraz
José Ramiro Teles Beserra

Golfinhos, cavalos e mascarões nas minas dos setecentos: Contextualização histórica das imagens e interpretação simbólica de resíduos pagãos na talha dourada da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré de Cachoeira Do Campo, Mg
Marcos Hill

A.simbologia do retábulo da Igreja Divino Espírito Santo do Tirol, Santa Leopoldina
Albanize Maria de Oliveira Monteiro

Maria Bueno: uma santa não canonizada
Ana Eliza Caniatti Rodrigues

La trinidad en un abrazo
Gabriela Braccio

Iconografía procesional de la mater dolorosa en la Sevilla barroca
Juan Miguel González Gómez

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES

La escultura procesional cristífera en la sevilla del barroco
Jesús Rojas-Marcos González

Santos, escultor popular: novas perspectivas sobre arte e criação vernacular
Everardo Ramos

Um busto relicário a procura de autoria: Frei Agostinho da Piedade?
Hélio de Oliveira

A escultura religiosa no período colonial em São Paulo: um estudo dos Grupos da paixão em terras paulistas
Maria José Spiteri Tavolaro Passos

MATERIAIS E TÉCNICAS

Imágenes de culto y vestimenta en la escultura novohispana
Patricia Díaz Cayeros

Os “encarnadores” de imagens religiosas na Bahia nos séculos XVIII e XIX
Cláudia Guanais

Imaginária Luso-Brasileira (séculos XVIII A XX): O processo escultórico difundido nas oficinas e corporações de ofício
Alexandre Mascarenhas

Procedimentos para a documentação científica por imagem: Estudo de caso de uma escultura em madeira, pináculo
Alexandre Cruz Leão e Agesilau Neiva Almada

La identificación de maderas aplicada a los bienes culturales unión interdisciplinaria entre ciencia y arte
Sergio Medrano e Silvina Villegas

O retábulo de Nossa Senhora da Assunção, Igreja do Espírito Santo, Évora, Portugal
Beatriz Maria Fonseca Silva e Marina Silva Duarte

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO

A reserva técnica do Museu de Arte Sacra da UFBA: um modelo para conservação preventiva de um acervo
Griselda Pinheiro Klüppel

Técnica e restauração de uma escultura em tela encolada: São Sebastião, do distrito de Elvas Em Tiradentes, Minas Gerais.
Marina Furtado Gonçalves, Margarida Pinto de Souza, Maria Regina Emery Quites e Lucienne Maria de Almeida Elias

Restauração de uma réplica em gesso pertencente à coleção da Escola de Arquitetura de Urbanismo Da Ufmg
Vanessa Taveira de Souza

O Retábulo da capela de Santa Luzia do antigo do Parque Souza Soares: Pelotas, Rio Grande Do Sul
Andréa Lacerda Bachettini, Daniele Baltz da Fonseca, Fabiane Rodrigues de Moraes e Keli Cristina Scolari

PÔSTERES

O “Banho de cachaça”: Convergência entre patrimônio material e imaterial
Ailton Batista da Silva

Escultura em madeira policromada: discussão de critérios de conservação-restauração a partir do banco de dados do Cecor/cursos
Aline Cristina Gomes Ramos e Maria Regina Emery Quites

Maria em Mariana: As primeiras padroeiras
Cristina Kraus e Myriam Andrade Ribeiro Oliveira

Estudo metodológico para análises de esculturas policromadas
Fábio Mendes Zarattini

Patrimônio Escondido? Isso é lá com Santo Antônio:As imagens devocionais na Igreja de Santo Antônio dos pobres da encruzilhada do Lucas
Helena Maria de Souza e Conceição Corrêa

Cristos da paixão da ordem terceira do carmo de Ouro Preto: Técnica da escultura em madeira com máscara de chumbo policromada
Lia Sipaúba Proença Brusadin e Maria Regina Emery Quites

Escultura devocional em gesso de Minas Gerais
Maria Clara de Assis, Maria Regina Emery Quites e
Nelyane Gonçalves Santos

 

   

2011

N°6

Projeto Gráfico:

Comissão Editorial: Beatriz Coelho, Marcia Bonnet Benjamim,
Maria Cristina Correia Leandro Pereira, Maria Helena Ochi Flexor
Maria Regina Emery Quites e Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

 

 

Títulos dos artigos publicados:

ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS

De maestro estatuario a santeiro: Estaban Sampzon en el Río de La Plata
Gabriela Braccio

A reafirmação do sagrado
Attilio Colnago Filho

A devoção ao Senhor de Matosinhos no caminho de Minas: única no Rio de Janeiro
Helena Maria de Souza e Conceição Corrêa

Considerações históricas, sociais e estilíticas sobre as imagens de roca de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores em São Cristóvão, Sergipe
Ivan Rêgo Aragão

ICONOGRAFIA
Entre el arte y la devoción popular: los retablos de la Virgen Del Rosario en Catalunya
Maria Garganté Llanes

Trabalho dos detalhes: sobre uma escultura da estigmatização de São Francisco no Museu de Arte Sacra de São Paulo
Maria Cristina Correia Leandro Pereira

Dos ouros de Salomão aos templos de outros mares
Marcos Hill

Iconografia franciscana nos antigos conventos do interior fluminense
Rafael Azevedo Fontenelle Gomes

O tema floral no convento franciscano de Santa Maria Madalena (Marechal Deodoro, Alagoas, Brasil)
Maria Angélica da Silva

A igreja de São Francisco de Assis
Rodrigo Vivas e Gisele Guedes

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES
Imaginária devocional no Alto Minho na época moderna: encomendantes e artistas
Paula Cristina Machado Cardona

De santo franciscano a capitão da cavalaria paga: a imagem de Santo Antônio
da matriz de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto e suas transformações
artísticas no primeiro quartel do século XIX
Adalgisa Arantes Campos, Claudina Maria Dutra Moresi, Sílvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira, Leandro Gonçalves de Rezende e Cristina Neres da Silva

Considerações sobre a obra escultórica de Mestre Piranga
Adriano Ramos

Uma singular família de entalhadores: os Meireles Pinto – Pai e filho
Célio Macedo Alves

O mestre José Coelho de Noronha e os retábulos-mores das matrizes de
Caeté e São João Del Rei: uma autoria em comum
Aziz José de Oliveira Pedrosa

MATERIAIS E TÉCNICAS

A restauração de uma escultura policromada de Nossa Senhora do Carmo: igreja matriz de Corpus Christi, Vale Vêneto, RS
Andréa Lacerda Bachettini, Fabiane Rodrigues de Moraes,
Keli Cristina Scolari e Naida Maria Vieira Corrêa

A pintura nas imagens religiosas da Bahia Oitocentista
Cláudia Guanais

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO

Nossa Senhora do Carmo: conservação e restauração de imagem de gesso proveniente da Maison francesa Raffl et cie do final do século XIX
Alexandre Mascarenhas e Júnia Araújo

Capela da ceia do santuário Senhor Bom Jesus de Matosinhos: diagnóstico de conservação do conjunto escultórico
Lucienne Maria de Almeida Elias e luiz Antônio Cruz Souza

 

   

2009

N°5

Projeto Gráfico: Helena David

Comissão Editorial:Beatriz Coelho, Marcia Bonnet Benjamim, Maria Cristina Correia Leandro Pereira, Maria Helena Ochi Flexor, Maria Regina Emery Quites e Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

 

 

Títulos dos artigos publicados:


ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS

Ações de inventário da ate sacra fuminense: 2001-2008, Achados e perdidos
Marcus Antônio Monteiro Nogueira

Santo de casa também faz...arte
Ana Lúcia Bergamo

Entre Reis:o discurso imagético dos retábulos de São Luís e Santa Isabel
Bráulio Gomes Felisberto e Filipe Bortletto Ribeiro Toledo

A imagem de Santo Antônio do Relento: devoção no Rio de Janeiro colonial
César Augusto Tovar da Silva

Heróis da fé: relíquias e relicários
Francisco de Assis Portugal Guimarães

Relíquias e os relicários na Bahia
Maria Helena Ochi Flexor

Os altares da catedral metropolitana de Vitória antes de 1968
Mônica Cardoso de Lima

Devoção fluminense a Nossa Senhora da Piedade
Nancy Regina Mathias Rabelo

São Sebastião: o resgate de uma devoção
Valtencir de Almeida Passos

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES

A Escultura sacra em Braga (séc. XVII - séc. XX)
Eduardo Pires de Oliveira

Quatro figuras de presépio do Museu da Inconfidência de Ouro Preto: uma hipótese de datação
Angela Brandão

A imaginária sacra pernambucana do século XIX: história e técnica da obra de Manuel da Silva Amorim
Conceição Linda de França e Kleumanery de Melo Barboza

Rodrigo Francisco Vieira e as imagens em tecido: uma técnica inusitada, um autor reconhecido
Gilca Flores de Medeiros

Dois conjuntos de Pedro da Cunha na imaginária paulista
Maurício Maiolo Lopes


ICONOGRAFIA

Emblemática e alegoria profana nas artes portuguesas e brasilreiras da época barroca
Luís de Moura Sobral

A imaginária do convento de São Francisco do Rio de Janeiro nos tempos coloniais
Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho

Endereçados aos celebrantes: modelos iconográficos presentes no lavabo de São Francisco de Assis de Vila Rica
Marcos Hill

A ornamentalidade do sangue nas imagens do cristo da paixão tardo-medievais e barrocas
Maria Cristina Correia Leandro Pereira
.
Sagrada Parentela: uma singular representação escultórica na coleção Márcia de Moura Castro
Maria Regina Emery Quites e Ana Martins Panisset

A iconografia da árvore genealógica da Sagrada Família. Oratório da igreja de Madre de Deus,
Angustura, Além Paraíba-Minas Gerai/Brasil
André Vieira Colombo e Fernando José Teixeira

Significativas imagens sacras do convento de São Francisco de Vitória, Espírito Santo
Andrea Aparecida Della Valentina

Influências do oriente nas formas artísticas religiosas brasileiras: um estudo sobre as imagens
de Cristo da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira-Bahia
Maria de Fátima Hanaque Campos e Roberta Bacellar Orazem

Imagens de devoção das carmelitas descalças: o Convento de Santa Teresa no Rio de Janeiro
Célia Maia Borges

A iconografia da Boa Morte e os retratos mortuários de Juazeiro do Norte-CE
Fabíola Veloso Menezes

MATERIAIS E TÉCNICAS

A imagem-relicário de São Bonifácio: a pedra fundamental da missão da Companhia de Jesus no Grao-Pará e Maranhão
Stella Regina Soares de Brito, Kátia Santos Bogéa e Emanuela Sousa Ribeiro

Os Oratórios mineiros em estilo D. José I e a utilização do vidro plano no Brasil: a importância da análise dos materiais na datação das obras religiosas
Maria Alice Honório Sanna Castello Branco

   

2009

N°4

Projeto Gráfico: Helena David

Comissão Editorial: Beatriz Coelho, Marcia Bonnet Benjamim, Maria Cristina Correia Leandro Pereira, Maria Helena Ochi Flexor, Maria Regina Emery Quites e Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

 

 

Títulos dos artigos publicados:


ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS

O Concílio de Trento: as constituições primeiras do arcebispado da Bahia e a arte religiosa no Brasil
Maria Helena Ochi Flexor

El gremio de los escultores novohispanos y sus obras
Maria Del Consuelo Maquívar

La lnmaculada Concepción: los orígenes de un dogma
Patricia Fogelman

La pintura del otro mundo: la imagen de laJerusalén celeste
Francesca Braida

Odiálogo da imagem: a arte como emblema da sensibilidade colonial
Yacy-Ara Froner

Santuário Mariano: resgate de antigas imagens do Rio de Janeiro
Nancy Regina Mathias Rabelo

Permanências clássicas na Idade Média a partir de um manuscrito do Ovídio Moralizado
Elza Heloisa Filgueiras

História e imaginária da Igreja Matriz de Santa Teresa - ES
Sonia Maria de Oliveira Ferreira

Bandeira do mastro das Bandas de Congo- um espaço na tradição para as artes plásticas capixabas
Sandra Regina Ribeiro daSilva

Os franciscanos e a arte sacra em Vitória - Espírito Santo
Andrea Aparecida Delia Valentina

ICONOGRAFIA E ICONOLOGIA

As imagens da paixão: plástica e mística nos eremitérios dos carmelitas descalços
Célia Maia Borges

Gabriel, Miguel e Rafael: os arcanjos entre as devoções jesuíticas nos sete povos
Marcia Bonnet

As imagens do Museu de Arte Sacra de Rio Pardo: características esingularidades da imaginária colonial do Rio Grande do Sul
João DallaRosa Júnior

Vida emorte nas representações de Nossa Senhora
Talita Goulart Arrivabene

Leitura de um ex-voto imaculista do século XVII na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos de Lisboa
Jane Mary Ayres Bordin

Oculto da Virgem Maria em Minas: duas invocaçõe
Ailton Batista da Silva

Sagrado Coração de Jesus: uma devoção em duas modalidades iconográficas
Mauro Victor Murilo Maia Fragoso, OSB

Memória eesquecimento: indagando por imagens de uma santa crucificada
Jaime de Almeida

São Sebastião padroeiro da cidade do Rio de Janeiro
Fátima Justiniano

Iconografia de uma imagem: devoção, manifestação religiosa e preservação
Maria da Graça Andrade Dias e Maria Verônica Rohrs da Cunha

Aimagem do vitral de Santa Cecília na Catedral Metropolitana de Vitória em 1937
Mônica Cardoso de Lima

Epifania da imagem: o Senhor Bom Jesus do Matosinhos de Santo Antônio do Pirapetinga
Honório Nicholls Pereira

Um estudo iconológico da cúpula da Igreja de São Pedro dos Clérigos do Rio deJaneiro
Nelson Pôrto Ribeiro

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES

Poderes e utilizações das imagens religiosas na América colonial: o caso do jesuíta Antônio Sepp
Maria Cristina C. L. Pereira

Retábulos de Abilio de Tassis: revelando aarte do imigrante italiano no Espírito Santo
Alba Cola de Tassis Machado

Antônio Benedicto de Santa Bárbara- Mestre Santa Bárbara: contribuição do escultor para aarte sacra da zona da mata mineira
André Vieira Colombo

Objeto de culto/objeto de arte: espaços de tolerância em Farnese de Andrade
Romilda Ferreira Patez Barreto

MATERIAIS, TÉCNICAS E CONSERVAÇÃO

Nossa Senhora das Mercês de São Gonçalo do Rio Abaixo: características iconográficas, técnicas eestilísticas
Maria Regina Emery Quites e Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho

Forma ematéria: aescultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal
Carolina Barata

Aspectos de restauro: possível mudança de invocação em imagem de escultura policromada processos de restauração
Laila Marta Silva

 

   

2004

N°3

Projeto Gráfico: Helena David


Comissão Editorial:: Alexandre Silva Habib e Beatriz Coelho

 

 

Títulos dos artigos publicados:
ASPECTOS SOCIAIS

Santos e devoção: o culto às imagens
Adriana Sampaio Evangelista

As imagens processionais sob o olhar dos viajantes do século XIX
Maria Regina Emery Quites

Las artes visuales en época de los reyes católicos: el papel de la escultura
Miguel Ángel Zalama

ASPECTOS TÉCNICOS

A utilização de compostos à base de cera na escultura policromada dos séculos XVII e XVIII em Portugal
Agnès Le Gac

Trata das advertencias com que se hão de fazer as figuras de pastas, e a ordem, que se
deve guardar na factura destes Artefactos. Livro I. Capitulo XIV
Padre Ignácio de Vasconcellos

La policromía en España. Aproximación a su terminología
Fernando R. Bartolomé García

Nossa Senhora da Conceição: escultura em madeira policromada, uma tecnologia em transição
Mário A. Sousa Júnior

Análises morfológicas dos drapeados na escultura portuguesa e brasileira. Método e vocabulário
Michel Lefftz

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES

A imagem de São João Baptista de Machado de Castro
Ana Duarte Rodrigues

Nossa Senhora da Conceição. Um caso de remoção de repintura contribuindo para
atribuição de autoria
Carlos Magno de Araújo

O santeiro de Garambéu
Edmilson Barreto Marques

Entalhadores bracarenses e lisboetas em Minas Gerais setecentista
Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

ICONOGRAFIA

O ciclo pictural das sibilas de Diamantina
Célio Macedo Alves
..
Sant’Ana: culto e iconografia
Iêda Faria Hadad Vianna

“...aos juízos as memórias da antiguidade, aos olhos uma variedade majestosa...”: A representação lusitana da Vênus
Raquel Quinet Pifano

La doble Trinidad en la iglesia de la Soledad
Ricardo Estabridis Cárdenas

ASPECTOS HISTÓRICOS

Capela de São Sebastião: notícias de um patrimônio quase desconhecido das Minas Gerais
Moema Nascimento Queiroz

Escultura sacra brasileira - O século XVI e as primeiras imagens
Orlando Ramos

 

   

2003

N°2

Projeto Gráfico: Helena David


Comissão Editorial:Alexandre Silva Habib e Beatriz Coelho

 

 

Títulos dos artigos publicados:


ASPECTOS H ISTÓRICOS

Imaginária religiosa na região do Porto: subsídios para o seu estudo
José Manuel Tedim

O presépio napolitano do Museu de Arte Sacra de São Paulo
Luciano Migliaccio

A vitalidade da imaginária maranhense no século XIX
Kátia Santos Bógea, Emanuela Souza Ribeiro e Stella Regina Soares de Brito

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES

Nossa Senhora da Piedade do Aleijadinho: confirmação de atribuição
Beatriz Coelho, Maria Regina Emery Quites e Moema Nascimento Queiroz

Aspectos preliminares do levantamento e identificação da obra do “Mestre do Cajuru” e sua escola
Carlos Magno de Araújo

A obra de Valentim Correa Pais como referencial para identificação de uma “escola” na região
de São João del Rei e sul de Minas Gerais
Edmilson Barreto Marques

Mestre de Barão de Cocais: uma “assinatura” revelada
Carolina Maria Proença Nardi e Moema Nascimento Queiroz

A capela da fazenda da Jaguara e o mestre Aleijadinho
Olinto Rodrigues dos Santos Filho

ASPECTOS SOCIAIS

Pintores, policromia e o viver em colônia
Célio Macedo Alves

O trabalho artístico e artesanal na Vila Rica setecentista
Jeaneth Xavier de Araújo

Cultura artística e calendário festivo no barroco luso-brasileiro: as Ordens Terceiras do Carmo
Adalgisa Arantes Campos

Nossa Senhora das Mercês: um caso de interesse para a Justiça
Beatriz Coelho, Helena David e Maria Regina Emery Quites

A imagem de Nossa Senhora das Mercês de Ouro Preto: O resgate de uma devoção
Antônio Fernando B. dos Santos

I CONOGRAFIA

La Virgen Candelaria en el arte virreinal peruano
Ricardo Estabridis Cárdenas

Investigações formais e iconográficas sobre um crucifixo de madeira, revestido de madrepérola
Marco Elizio de PaivaO valor simbólico do pássaro presente nas hastes dos lampadários das

Igrejas de Minas
Marcos Hill

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO

Análisis científico de la Virgen románica de Montserrat y estudio comparativo con otras dos
esculturas de la misma época: la Virgen del Tura y la de Sant Cugat
Josep Maria Xarrié i Rovira

Obras em tela encolada em Minas Gerais: estudo e catalogação
Gilca Flores de Medeiros e Eliane Monte

Esculturas em madeira plicromada: deteriorações ou vandalismo?
Mário A. Souza Júnior

Análise da policromia de três esculturas atribuídas ao Aleijadinho
Claudina Maria Dutra Moresi

Oratório de Diamantina: complexidade de materiais, critérios e técnicas adotados no tratamento
Lucienne Maria de Almeida Elias

Anjos Toucheiros: a remoção de repinturas propiciando a legibilidade de duas esculturas em
madeira policromada
Luciana Bonadio

 

   

2001

N°1

Projeto Gráfico: Helena David


Comissão Editorial:Alexandre Silva Habib, Beatriz Coelho e
Maria Regina E. Quites


Colaboração: Bethania Reis Veloso

 

 

Títulos dos artigos publicados:


ESCULTURA: HISTÓRIA E ESTILOS


A Escultura Religiosa em Portugal nos Séculos XVII e XVIII: Um Breve Relance
Carlos Alberto Moura


Escultura Barroca Española: Aproximación a su Estudio al Filo del Siglo XXI
Miguel Angel Zalama


Tres casos Iconograficos
Héctor Schenone


Escultura Religiosa Barroca en Bolivia
Pedro Querejazu


Aspectos da Imaginária Luso-Brasileira em Minas Gerais
Olinto Rodrigues dos Santos Filho


Os Passos do Aleijadinho e suas Restaurações
Myriam Ribeiro Andrade de Oliveira


ICONOGRAFIA DO PERÍODO COLONIAL


As Esculturas de São Miguel Arcanjo no Rio de Janeiro Setecentista
Fátima Justiniano


Iconografia das Santas Margaridas, particularmente a de Cortona, Terciária Franciscana
Gabriela Maria Ferreira Torres


As Estátuas da Virtudes Cardeais da Casa de Câmara e Cadeia de Ouro Preto: Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança
Marco Elizio de Paiva


TECNOLOGIA DA ESCULTURA POLICROMADA
Materiais Usados na Decoração de Esculturas em Madeira Policromada no Período Colonial em Minas Gerais


Claudina Maria Moresi
Tecnologia de Douramento em Esculturas em Madeira Policromada do Período Barroco e Rococó em Minas Gerais
Gilca Flores de Medeiros e Luiz Antônio Cruz Souza


Imaginária Processional: Classificação e Tipos de Articulações
Maria Regina Emery Quites


IMAGINÁRIA: AUTORIA E ATRIBUIÇÕES
Francisco Vieira Servas: Anjos, Arcanjos e Querubins


Beatriz Coelho e Marcos César de Senna Hill
A Policromia de Joaquim José da Natividade na Imaginária da Região dos Campos das Vertentes e Sul de Minas
Carlos Magno de Araújo


Imagens e Escultores do Vale do Rio  Piranga
Célio Macedo Alves


O Barroco em Goiás: Veiga Valle e seu Ciclo Criativo
Elder Camargo de Passos


A Sagração do Barroco numa Nossa Senhora de Xavier de Brito
Luiz Fernando Ferreira Sá


A Imaginária de Francisco Xavier de Brito: Atribuição e Especulação de Mercado
Marco César de Senna Hill


A Escultura na Bahia do Século XVIII: Autorias e Atribuições
Maria Helena Ochi Flexor


O Escultor Baiano Manoel Inácio da Costa: Dados Bibliográficos e Principais Obras Atribuídas
Suzane de Pinho Pêpe


ESCULTURA: ASPECTOS RELIGIOSOS E SOCIAIS


As Ordens Terceiras de São Francisco nas Minas Coloniais: Cultura Artística e  Procissão da Cinzas
Adalgisa Arantes Campos

 

 

 

 

Acesse nossos arquivos da seção Downloads:

 

  • além de todas as nossas publicações em formato digital.

 

 

Facebook